São Brás de Alportel... onde VIVER SABE BEM!

ver mais vídeos

Discurso Direto | Agosto 2020

PUBLICADO EM:14 de agosto

Notícias São Bras: Novamente questiono pelo ponto de situação da pandemia no nosso concelho.

Neste momento, o ponto de situação que continuamos a fazer é de alguma serenidade, nesta data estamos há 5 dias com 0 casos ativos e 0 vigilâncias, o que é revelador do esforço que a nossa comunidade tem realizado ao nível da prevenção e da retoma do quotidiano com a devida precaução. No entanto, repito o que já tenho dito: estes números não nos devem despreocupar. Precisamos manter todo os cuidados! No que se refere a crise consequente da pandemia, continuamos a acompanhar a situação, procurando ampliar as respostas e os serviços sociais, contando com o forte empenho dos nosso Serviços Sociais e de toda rede Social do concelho, que tem sido incansável para nos ajudar a ajuda quem mais precisa. Volto a deixar o apelo para contactar a nossa Linha Solidária: 289 840 020 / solidariedade@cm-sbras.pt ou dirigir-se ao Centro de Apoio à Comunidade caso precise se ajuda ou conheça quem possa precisar.

 

Notícias São Bras: Para quando a tão esperada abertura da Av. Da liberdade?

Até ai final do mês poderemos já beneficiar do troço sul da nossa Av. Da Liberdade, em todo o seu esplendor. A obra sofreu um atraso na sua execução devido a esta pandemia, mas nos últimos meses, tem evoluído a bom ritmo e dentro de dias poderemos encetar uma nova etapa na história da mais importante artéria da nossa vila. Para além de estar muito mais bonita, com um extraordinário trabalho de calçada que pretende homenagear a pedra enquanto recurso do nosso território e evocar de forma artística a Procissão de Aleluia, enquanto elemento muito relevante na identidade da nossa comunidade; a Av. Da Liberdade está agora mais segura, com o estacionamento melhor ordenado e sobretudo mais acessível a todos, sem barreiras para aqueles que têm limitações na sua mobilidade, para que todas e todos possam dela usufruir com dignidade. A plantação de árvores, a instalação de novo mobiliário urbano e a iluminação cénica na fachada do CineTeatro complementam esta obra que conclui um projeto mais global que teve o eu início no Largo de São Sebastião, com projeto de autoria da Arquiteta Amélia Santos.

Porque consideramos a mobilidade e acessibilidade a todos, fundamental, após o Verão arrancaremos com mais uma obra que pretende requalificar os passeios no troço central e ampliar o circuito acessível até ao cruzamento com a Rua 1.º de Junho, permitindo desta forma ligar o centro histórico, à circular Norte.

Com este mesmo objetivo, dando prioridade à segurança e ao bem-estar da nossa população, ainda este ano, pretendemos concretizar uma obra de melhoria do troço mais a norte da Avenida, nomeadamente no seu prolongamento, pela Subida da Passinha, permitindo que este troço tenha um passeio, garantindo segurança a peões e automobilistas.

 

Notícias São Bras: Voltamos ao tema dos perigos do fibrocimento nas Escolas de que falámos no passado mês. Qual o ponto de situação destas obras?

Infelizmente este tema tem sido o objeto de desinformação e demagogia, que naturalmente lamento.

O que é verdadeiramente importante é que em São Brás de Alportel estamos perto de alcançar o grande objetivo que a todos nos deve unir: todas as escolas do concelho totalmente livres de coberturas de fibrocimento, pois pese embora os testes realizados tenham manifestado valores perfeitamente de acordo com as normas de saúde e segurança, consideramos prioritário fazer todos os esforços ao nosso alcance para libertar estes edifícios destes materiais.

Na verdade, e apesar de sermos um município com um dos mais baixos orçamentos do Algarve, estamos na linha da frente neste ipo de intervenções! Desde há muitos anos que temos este objetivo traçado e logo que houve possibilidade de obtenção de algum apoio, dado tratar-se de intervenções onerosas, lançámos mãos à obra, avançando com os projetos de substituição de coberturas nas escoas que são propriedade da autarquia. A Escola n.º 1 já foi intervencionada em 2019 e a Escola n.º 2 também já tem a sua obra concluida, uma obra de 75.000 euros. Estas intervenções não se ficaram apenas pela remoção das coberturas de fibrocimento, mas por um conjunto de melhorias ao nível da eficiência energética, nomeadamente instalação de luminárias de tecnologia led, unidades de climatização de elevada eficiência sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo entre outras intervenções.

Quando já este ano, e em boa hora, o Governo lançou uma iniciativa para incrementar a progressiva substituição do fibrocimento nas escolas, com financiamento a 100%, já havíamos em São Brás de Alportel feito os investimentos nas escolas propriedade do município, pelo que na lista de escolas sugiram apenas aquelas que não são de nossa propriedade. De imediato vimos aqui a oportunidade de intervir também na Escola EB 23 Poeta Bernardo de Passos, uma obra pela qual há muito lutávamos junto do Ministério da Educação, tendo há muito o projeto preparado para avançar e também na Escola Secundária (onde existe apenas uma pequenina cobertura numa unidade complementar a sul da escola). Logo que esta oportunidade surgiu, empenhámos todos os nossos esforços e fomos certamente um dos primeiros municípios a apresentar as candidaturas, apresentando a nossa disponibilidade para realizar as obras, em parceria com o Estado, neste edifícios que não integram o parque escoar o município. Neste momento, o protocolo com o Ministério da Educação está assinado e ambas as obras estão já adjudicadas e prontas a avançar: As obras de substituição das cobertura em fibrocimento da Escola Bernardo de Passos-foi adjudicada por 155.065,35€, e da Escola Secundária por 18.232,00, devendo ambas arrancar muito em breve.

Planos Municipais de Ordenamento do Território Mapas e Plantas de LocalizaçãoRegulamentos MunicipaisConsultas OnlineDiscussão PúblicaFarmácias de ServiçoGeoportalCovid-19