Festa Tochas Floridas - Procissão da Aleluia

ver mais vídeos

Discurso Direto

PUBLICADO EM:14 de julho

Discurso directo

 

Notícias São Braz: No passado dia 1 de junho foi inaugurada a obra de Requalificação do Largo de São Sebastião que tanto aqui comentámos? Quer tecer algum comentário?

Vítor Guerreiro - Se me permite aproveitaria a oportunidade para uma vez mais agradecer a todos aqueles que tornaram possível concretizar este sonho: aos autores do projeto – Arquitecta Amélia Santos, e a sua equipa; à empresa são-brasense Trunfo Original, ao proprietário Valério Brito e ao seu diretor Técnico Fernando Seabra, sempre incansáveis para cumprir todos os prazos e exigências da obra; a todas as restantes empresas envolvidas nos trabalhos; aos técnicos da Câmara Municipal, exemplares na dedicação e no empenho; à CCDR pelo apoio a este projeto no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana e muito especialmente aos são-brasenses, que participaram ativamente no processo de consulta à comunidade; que nos deram as suas sugestões, que partilharam connosco as suas ideias e os seus receios. Este projeto é de todos e de todas vós! Permita-me ainda deixar um reconhecimento especial aos moradores e comerciantes pela sua compreensão e apoio e aos membros da Comissão Municipal de Preservação do Centro Histórico, nossos parceiros primordiais.
Hoje temos um Largo renovado e dignificado, preparado para receber quem aqui vive e quem nos visita, num espaço que presta homenagem aos Valores do Passado, de olhos postos no Futuro! Obrigado a todos!
Embora este projeto tenha recebido os votos contra dos vereadores eleitos pelo PSD/PP em reunião de Câmara e não tenha sido aprovado por unanimidade como gostaríamos, penso que é unanime o reconhecimento da comunidade na sua importância na valorização social e turística do nosso concelho.

Notícias São Braz: Com o início do Verão e do período mais crítico para os incêndios florestais, muitos leitores nos perguntam sobre a limpeza de bermas. Está a decorrer?

VG - Agradeço a questão, muito oportuna. Estamos a entrar no período de maior risco de incêndios e por isso todos nós devemos contribuir para a prevenção, que é uma missão de todos.
Na Câmara Municipal, e em parceria com as entidades e autoridades competentes nestas áreas, quer a nível local e regional, estamos já a executar o Plano de Ação de Prevenção de Incêndios estabelecido para 2017.
A limpeza de bermas é justamente u dos eixos de ação do plano. Iniciamos uma fase intensiva de trabalhos na última semana de Maio e prevê-se que até ao final do mês de Junho todos os sítios do concelho se encontrem limpos. O reforço da vigilância na área serrana com a presença de militares do exército, a parceria da GNR e outras entidades e o reforço das equipas de bombeiros, são outros eixos de ação importantes.
A Câmara Municipal tem também em curso uma candidatura que já se encontra admitida e que esperamos posa vir a ser aprovada para que tenhamos uma equipa local de Sapadores, o que seria mais um importante reforço neste trabalho de defesa da nossa Floresta.

Notícias São Braz: Temos também recebido algumas dúvidas relativamente à pavimentação de caminhos. Qual o ponto de situação dos trabalhos?

VG - A beneficiação de caminhos no território do concelho é um trabalho, realizado em continuidade, no âmbito de um Plano Geral de Pavimentações, executado de forma faseada em cada ano. Neste momento está em curso durante os meses de junho e julho uma empreitada de pavimentação de caminhos em diversos locais do concelho, num investimento no valor de 147.979,48€

Iniciou também esta semana a requalificação do último troço da EM514 no Concelho de São Brás de Alportel, entre o Caminho Municipal 1207 e João Cavaleiro, que se apresentava em más condições e nos preocupava de sobremaneira por ser perto de uma zona de sinistralidade elevada. Esperamos que em acordo com às conversações com a Câmara Municipal de Olhão o restante troço até ao cruzamento com o acesso à Via do Infante A22 possa ser requalificado em breve.
Esta é mais uma aposta importante do município na conservação e requalificação das principais vias de acesso ao Concelho, que orçou em 157.430,56 €.

Planos Municipais de Ordenamento do Território Mapas e Plantas de LocalizaçãoRegulamentos MunicipaisConsultas OnlineDiscussão PúblicaFarmácias de Serviço