São Brás de Alportel... onde VIVER SABE BEM!

ver mais vídeos

Discurso Direto | Setembro 2020

PUBLICADO EM:14 de agosto

Notícias São Bras: O 1.º troço da Av. Da liberdade já foi inaugurado. Qual o ponto de situação das próximas obras?

Tal como tinha referido em agosto, a requalificação do 1.º troço da Av. da Liberdade ficou concluída no final do mês e tivemos a honra de receber a visita da Sr.ª Ministra da Coesão Territorial para inaugurar esta obra com tanto significado. A nossa Avenida está agora mais bonita, mais moderna, mais segura e acessível para todos, independentemente das suas limitações. Como dizia a Sr.ª Ministra “só há verdadeiramente desenvolvimento quando todos podem dele usufruir” e esse é o nosso lema no nosso concelho. Justamente para dar continuidade a este objetivo, já se encontra a decorrer a obra de beneficiação do Troço Central, que permitirá entre outras melhorias, criar um circuito acessível, desde o 1. º troço agora requalificado até à Rotunda do Centenário, no cimo da Avenida. Uma pessoa que se desloque em cadeira de rodas, com um carrinho de bebé ou com qualquer outra dificuldade na sua deslocação poderá fazer o trajeto desde o centro histórico até à zona mais a norte, e percorrer cerca de 10km de circuito acessíveis na nossa vila, o que entendo ser motivo de grande orgulho para todos os são-brasenses.

Não queremos parar por aqui… e por isso temos já quase a arrancar mais uma obra que estenderá este circuito acessível até ao alto da subida da Passinha, com uma intervenção que permitirá dar mais segurança a peões e automobilistas num troço que nos preocupa em matéria de segurança rodoviária.

Ao nível das vias de comunicação e da mobilidade, posso avançar que em breve pretendemos ter executada mais uma importante obra, com a construção da rua, há muito prevista no Plano de Urbanização, que ligará a Av. da Liberdade à Rua Serpa Pinto, também com circuito acessível.

E dizer-vos ainda, com satisfação, que também está a avançar o projeto de execução da obra de requalificação da Estrada EN2, de São Brás a Faro e à Via do Infante, da maior importância para o desenvolvimento do nosso concelho, a todos os níveis.

 

Notícias São Bras: Novamente questiono pelo ponto de situação da pandemia no nosso concelho.

No nosso concelho, até ao momento, a situação é de alguma serenidade, pois continuamos com muito poucos casos ativos registados no concelho, apenas 17 pessoas testaram positivo num total e 6 meses já passados desde o início da pandemia, contados desde o dia 10 de março. Estes números relativamente baixos face a outras localidades fiarão certamente a dever-se ao bom trabalho da Autoridade Local de Saúde e das demais entidades que a o nível da segurança e da proteção civil se empenham na prevenção; e também ao esforço que a nossa comunidade tem tido, no zeloso cumprimento das orientações.

No entanto, repito o que já tenho dito: estes números não nos devem despreocupar, devem dar-nos alento para manter todos os cuidados. E o momento atual impõe-nos redobrados cuidados, dado estarmos em véspera de reabertura das escolas, o que motiva em todo o país uma grande circulação de pessoas.
Na Câmara Municipal temos trabalhado em parceria com o Agrupamento de Escolas para preparar este desafiante arranque do ano letivo, com a maior segurança possível, utilizando todos os meios que estão ao nosso alcance.

Conscientes das dificuldades crescentes que estão a chegar às famílias, ampliámos a medida de atribuição do Vale Educação, que neste ano letivo passou a incluir todos os alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, do 1.º ao 12.º ano, com um reforço no valor que passou a ser de 25€. Esta é mais uma medida Social 2 vezes: ajuda as famílias e, simultaneamente, o comércio local, o que para nós é muito importante.

Estamos preocupados com a evolução da crise pandémica e da crise social que é sua consequência, sobretudo com o final do verão e o expectável crescimento do desemprego. E por isso estamos constantemente adaptar as respostas sociais. Temos neste momento abertas as candidaturas para o Programa de Apoio ao Arrendamento que nos vai permitir ajudar, já este ano, 25 famílias, mensalmente, a pagar a sua renda. Volto a deixar o apelo para contactar a nossa Linha Solidária: 289 840 020 / solidariedade@cm-sbras.pt ou dirigir-se ao Centro de Apoio à Comunidade caso precise se ajuda ou conheça quem possa precisar.

 

Notícias São Bras: Por falar na reabertura das Escolas, qual é o ponto de situação das obras de retiradas das coberturas de fibrocimento?

É com imensa satisfação que neste momento já posso afirmar que todas as escolas do concelho de São Brás de Alportel estão 100% livres de coberturas de fibrocimento. E que fomos o 1.º concelho a concretizar o plano nacional de apoio à retirada de fibrocimento das escolas que foi lançado este ano pelo Governo e que pretende intervir em 600 escolas de todo o país.

Fomos o primeiro concelho a alcançar esta meta porque já tínhamos mais de meio caminho andado. Ao contrário do que às vezes se lê por aí, para desinformação dos leitores, este objetivo já estava há muito tempo traçado pela Câmara Municipal, aliás, como está à vista de todos, nunca precisámos de recados da oposição para defender a saúde da nossa população. Fizemos há muitos anos o levantamento destas situações e fomos realizando constante monitorização, para garantia da segurança. Tínhamos os projetos preparados para avançar logo que houvesse condições para investir, pois estamos a falar de intervenções muito onerosas para o nosso orçamento que é dos mais baixos do Algarve. O plano foi cumprido: logo que surgiu uma possibilidade, com financiamento a 50%, avançámos logo com as obras nas 2 escolas de 1.º ciclo (n.º 1 e n.º 2) que tinham este tipo de coberturas e que são propriedade da autarquia. Para além de substituir as coberturas, as escolas sofreram todo um conjunto de melhorias o nível da sua eficiência energética.

E quando em boa hora, o Governo lançou este plano, com financiamento a 100%, como já tínhamos investido nas escolas propriedade do município, vimos aqui a oportunidade de intervir também na Escola EB 23 Poeta Bernardo de Passos, uma obra que há muito solicitávamos ao Ministério da Educação, tendo o projeto preparado para avançar e também na Escola Secundária (onde existia apenas uma pequena cobertura numa unidade complementar), também com projeto elaborado. Deveremos ter sido um dos primeiros municípios a manifestar a nossa disponibilidade para realizar as obras. E como tínhamos os projetos, avançámos de imediato com todos os procedimentos, tendo sido adjudicadas as obras à empresa são-brasense Martins Gago e filhos, lda pelo valor de 155.065,35€ (Escola Bernardo de Passos) e 18.232,00 (Escola Secundária). Neste momento estão já em fase de conclusão, com a colocação das novas coberturas. Mais uma missão cumprida, a pensar nas nossas crianças e na construção de um futuro melhor!

Planos Municipais de Ordenamento do Território Mapas e Plantas de LocalizaçãoRegulamentos MunicipaisConsultas OnlineDiscussão PúblicaFarmácias de ServiçoGeoportalCovid-19