São Brás de Alportel... onde VIVER SABE BEM! [Completo]

ver mais vídeos

Notícias com SOLidariedade

PUBLICADO EM:22 de agosto

Espaço Jovem está quase a ser uma realidade

A criação de um Espaço Jovem, preparado para acolher múltiplos serviços e atividades a pensar nas mais jovens gerações, está quase a ser uma realidade. Este novo equipamento do município ficará localizado na Rua Virgílio Coelho, num espaço que anteriormente acolheu a Conservatória e que neste momento se encontra a ser alvo de obras de adaptação, em fase de conclusão.

O Espaço Jovem será dotado de espaço polivalente para sessões, atividades e reuniões; gabinete de atendimento; espaço para formação, atividades de apoio ao estudo e similares; e ainda um espaço exterior para múltiplas funcionalidades. Mediante o estabelecimento de diversas parcerias pretende-se criar neste Espaço múltiplas respostas, dirigidas aos jovens, quer na área da saúde, como do aconselhamento vocacional e profissional; do emprego, da psicologia, entre outras áreas e desafios, a que se pretende responder, concentrando todo um leque de informação útil aos mais jovens, e por vezes inacessível dada a multiplicidade de serviços e entidades.

Projeto “Cria+” está a criar + Auto Estima, Esperança e Felicidade nos jovens!

O Espaço Jovem de São Brás de Alportel será também o espaço sede do projeto “Cria +”, um projeto do Programa Escolhas do Alto Comissariado para as Migrações que está a ser desenvolvido em São Brás de Alportel, dirigido a jovens oriundos de meios socialmente mais vulneráveis, através de um consórcio composto pela Associação IN LOCO; Câmara Municipal; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

O projeto arrancou no passado mês de fevereiro e desde então tem desenvolvido um trabalho extraordinário junto de dezenas de jovens, com um conjunto de atividades e iniciativas que procuram promover um estilo de vida saudável, o sucesso escolar, a qualificação profissional e a empregabilidade, contribuindo para a prevenção da delinquência juvenil. Promover o seu crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências, de modo a incrementar a inclusão social e o empreendedorismo juvenil, constituem os seus principais objetivos.

Dezenas de jovens têm vindo a beneficiar de atividades de tempos livres, nos tempos extras depois das aulas e nos interessantes programas de férias durante as pausas escolares, onde têm a oportunidade de viver novas experiências, descobrir talentos escondidos, valorizar conhecimentos e dons, socializa, conviver, em suma crescer com mais auto-estima, mais esperança, confiança e felicidade. O programa de atividades inclui atividades desportivas e recreativas, incide muito sobre o apoio ao estudo e a aprendizagem de práticas para melhorar o desempenho escolar; a par das iniciativas de carácter comunitário, de promoção da cidadania e de incentivo ao empreendedorismo e à criação de emprego. O envolvimento das famílias é outro objetivo do projeto direcionado para um segmento da população mais vulnerável, que nasceu com o intuito de reduzir o agravamento de situações de risco nas famílias do concelho, aumentar os casos de sucesso escolar e reduzir a dificuldade que crianças e jovens enfrentam em construir um percurso profissional de sucesso. Entre as inúmeras atividades encontram-se oficinas de apoio ao estudo, programas educativos, sessões temáticas e atividades desportivas, um programa diversificado que procura colmatar algumas lacunas no quotidiano destes jovens, com a garantia de um acompanhamento adequado e de um trabalho desenvolvido em prol da sua integração na comunidade.

Meio ano volvido, o balanço é muito positivo, com o projeto “Cria +” a criar + esperança, mais autoestima, mais confiança e mais felicidade para muitos jovens e famílias do concelho!

I Festival CRIA+

A dinâmica criada pelo projeto “CRIA+” motivou a realização do primeiro Festival CRIA+ que animou o Jardim da Verbena a 14 de julho.
Workshops de teatro e de lady styling quizomba, aula aberta de capoeira com o grupo Muzenza, animação de rua e o DJ Raw Cutz e in Mariani preencheram o programa do festival.

Um evento criado e organizado, pelas crianças e jovens participantes no projeto, com o objetivo de proporcionar à comunidade um momento de convívio e lazer. A iniciativa contou ainda com a participação de jovens e crianças de projetos semelhantes de Almancil e de Quarteira.

Jantar solidário CRIA+

O Espaço Multiusos João Rosa Beatriz foi o anfitrião do jantar solidário que nove crianças, com idades compreendidas entre os sete e os 15 anos, que estão envolvidas no projeto CRIA+ prepararam e serviram a algumas famílias beneficiárias do rendimento social de reinserção.

A iniciativa realizada a 09 de agosto surgiu por proposta dos jovens no âmbito de workshops promovidos pelo Movimento de Apoio à Problemática da SIDA (MAPS) onde participaram recentemente. Desafiados a criar uma iniciativa de voluntariado de cariz solidário, os jovens propuseram-se a confecionar e servir um jantar a famílias carenciadas do concelho.

Esta noite solidária contou com o apoio da equipa de protocolo que acompanha estas famílias, do MAPS e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.



Para mais informações, contacte-nos: no Centro de Apoio à Comunidade, Rua Serpa Pinto, 27/29 ou pelo tel. 289 840 020 ou através do endereço eletrónico: solidariedade@cm-sbras.pt

Planos Municipais de Ordenamento do Território Mapas e Plantas de LocalizaçãoRegulamentos MunicipaisConsultas OnlineDiscussão PúblicaFarmácias de Serviço