Discurso Direto| janeiro 2019

PUBLICADO EM:11 de janeiro

Notícias São Braz: A Câmara Municipal iniciou o ano com o anúncio de uma grande campanha ambiental. O que nos pode adiantar sobre isso?

Vitor Guerreiro: A defesa do nosso planeta deve ser uma prioridade diária na nossa vida e na Câmara Municipal estamos a assumir essa prioridade, consolidando um trabalho que iniciámos há muito, com grandes investimentos.

As enormes quantidades de resíduos que produzimos estão a conduzir-nos a problemas ambientas muito graves, estamos a poluir e destruir a biodiversidade dos oceanos, a aquece o planeta, a alterar o clima, a colocar em causa o futuro! Precisamos de travar esta ameaça, numa missão que é de todos nós.

Para sensibilizar a população para esta realidade e para a necessidade de, desde já, reduzirmos, reutilizarmos e reciclarmos o nosso lixo, a Câmara Municipal instalou novos equipamentos, adquiriu mais viaturas de recolha e deu início a uma campanha de informação massiva que pretende chegar a todos! Para facilitar a deposição seletiva dos resíduos, estamos até a oferecer a toda a população mini ecopontos domésticos.

Temos por objetivo aumentar em pelo menos 25% a quantidade de resíduos que são depositados seletivamente e agradecemos desde já pela sua contribuição! Pelo futuro de Todos!

Mas, em matéria de Ambiente, não nos ficamos por aqui. Permita-me informar também os nossos leitores que ao nível da manutenção dos espaços verdes e passeios, no nosso concelho, o combate às ervas daninhas é efetuado mecanicamente ou manualmente, sem recorrer a produtos químicos e fitofármacos que contenham glifosatos, o que é uma medida da maior importância na defesa do ambiente e da saúde de todos nós. Somos um concelho amigo do ambiente e valorizamos, acima de tudo, a qualidade de vida, a saúde e bem-estar da população.

O Plano Municipal de Eficiência Enérgica é outro eixo fundamental da nossa estratégia ambiental. Recentemente, instalámos baterias condensadoras de energia em diversos edifícios municipais, de modo a poupar energia e recursos. A título de exemplo, posso dizer-lhe que já todos os espaços do município que utilizam água quente utilizam painéis solares para este aquecimento e que estamos a reforçar a nossa frota de viaturas e equipamentos movidos a anergias renováveis. Em breve teremos no concelho postos de abastecimento para viaturas elétricas e postos para uso partilhado de bicicletas.

NSB: Ano novo, Obras Novas? Tem novidades para nos dar?

V.G.:Obras novas e novos desafios para desenvolvermos a nossa terra, sempre!

Nos próximos dias iniciam-se os trabalhos de requalificação das Piscinas Descobertas e Jardim da Verbena, sendo mais um projeto integrado no Plano de Ação de Regeneração Urbana, um grande investimento, com apoio comunitário de 65%, para modernizar este equipamento que este ano celebra 30 anos de existência, dando-lhe condições de segurança, acessibilidade para todos e melhor eficiência energética.

Posso avançar também que já está em curso o Concurso Público para a construção do novo Terminal Rodoviário, que deve iniciar em Setembro de 2019 para estar concluído no final de 2020.

Em 2019 também iniciará a obra de requalificação do quarteirão Sul da Av. da Liberdade, que consiste na 3.ª fase do projeto global que integrou o Largo de São Sebastião e a Rua Gago Coutinho. E seguidamente pretendemos avançar para um novo projeto nas ruas do centro, para que progressivamente, toda a nossa vila possa ter passeios acessíveis a todos e uma imagem renovada, com melhor segurança e estacionamento.

Em bom ritmo está a obra de ampliação de passeios acessíveis nas Ruas Machado dos Santos e Matos Proença que inclui a nova Rotunda na Av. da Liberdade, tão precisa para reduzir a sinistralidade. Com esta obra estamos já perto de atingir os 10km de passeios acessíveis, um número muito significativo, proporcionalmente à dimensão do nosso concelho. Este investimento dá início a um plano de mobilidade, que integra o novo Terminal e a instalação de pontos de aluguer de bicicletas.

Em fase de conclusão estão os trabalhos no Cineteatro São Brás que dispõe agora de novos equipamentos para a realização dos espetáculos e para toda a atividade da casa de cultura por excelência do concelho.

Também em fase de conclusão estão as obras de pintura e manutenção do Pavilhão Municipal e de construção de um ponto de água, na zona de Hortas e Moinhos, um projeto totalmente sustentável.