Discurso Direto| junho 2019

PUBLICADO EM:14 de junho

Notícias São Braz: Continuando a nossa conversa do mês anterior sobre a prevenção dos incêndios, quais as medidas que estão a ser implementadas?

Vitor Guerreiro:

Neste momento, estão a ser colocadas no terreno todas as medidas ao nosso alcance, nesta missão prioritária, na defesa da nossa floresta e das nossas populações. Para além da vigilância, que já está a ser assegurada com recurso às diversas parcerias, entre as quais: Bombeiros, Exército, GNR, GIPS, Sapadores e do reforço do dispositivo de combate, estamos a desenvolver um conjunto de trabalhos de prevenção.

Em toda a zona serrana, estão em execução trabalhos de criação de faixas de gestão de combustível – Rede Primária, numa área de 220 hetares, desde Lajes até Arimbo, num investimento superior a 100.000 euros.

Simultaneamente estão a ser executados serviços de silvicultura preventiva em faixas de gestão de combustível nas povoações de Outeiro (Alportel) e Bico alto, trabalhos num valor de 16.0000 euros; e estão a ser realizados trabalhos de silvicultura e faixas de gestão de combustível no núcleo habitacional e área envolvente do sítio do Javali, mediante acordo com a Associação de Produtores Florestais.

Está também em curso uma empreitada de limpeza de bermas de 80 km em caminhos e estradas municipais, investimento de 20.000,00 euros, que vem complementar o trabalho desenvolvido por administração direta da autarquia, desde o início de maio, que envolve também o corte e limpeza de árvores junto às vias.

A Equipa de Sapadores florestais municipais realizou também inúmeros trabalhos de limpeza, manutenção e roça de matos em zonas florestais e tem vindo a desenvolver ações de sensibilização junto da população, alertando para a prevenção. Durante o período de verão a equipa realiza vigilância e primeira intervenção, num trabalho muito importante que é coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

Temos em marcha a Estratégia de Prevenção de Incêndios Florestais de 2019, num enorme esforço da Câmara Municipal e das diversas entidades, mas precisamos do envolvimento de toda a comunidade nesta Missão que é de todos. Relembro que a cada cidadão cabe assegurar a limpeza das suas propriedades ao redor das habitações e a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas, bem como a limpeza de algerozes e caleiras dos telhados das habitações. E uma vez mais enalteço o empenho de todos os proprietários que têm desenvolvido o seu trabalho, com consciência e civismo.

NSB: Falávamos também no passado mês sobre a obra das Piscinas Descobertas, qual o ponto de situação?

VG:Como falávamos no anterior mês, o Complexo de Piscinas Descobertas, que completam este mês 30 anos de existência estão a ser alvo de uma intervenção de requalificação profunda para que possa estar dotado de mais segurança, comodidade e acessibilidades para todos.

Lamentavelmente, como já referi, dada a complexidade técnica desta intervenção, a obra sofreu um atraso na sua execução, o que nos impede de abrir o equipamento no mês de junho como havíamos previsto. Estamos a fazer todos os esforços para assegurar a sua abertura o mais prontamente possível, prevendo que ocorra durante o mês de julho. Uma vez mais agradecemos a melhor compreensão de todos.

NSB: E em relação à Requalificação da Av. da Liberdade já temos novidades?

VG:Decorrido o período de consulta à comunidade, e dado que a opção de manter os dois sentidos de trânsito reuniu maior número de participações dos munícipes, o projeto de execução está a ser concluído com esta orientação, para que o mais brevemente possível possa ser lançado o procedimento de concurso para a sua execução. Trata-se de mais uma intervenção da maior importância para melhorar a qualidade de vida, melhorar a mobilidade e acessibilidade, valorizar o comércio local e dinamizar a economia do concelho.

NSB: Muitos leitores manifestam a sua preocupação sobre a falta de lugares em creches para as crianças. A Câmara Municipal está atenta a esta necessidade?

VG:É muito oportuna a sua questão. Naturalmente, a Câmara Municipal, está muito atenta a esta necessidade das famílias, que resulta do crescimento da população, o que é muito positivo, atendendo à tendência geral nacional de envelhecimento e decrescimento populacional, mas acarreta-nos exigentes desafios.

Na procura de soluções para esta necessidade, estamos a realizar todas as diligências ao nosso alcance, junto da Segurança Social e das instituições sociais do concelho, desenvolvendo esforços para a abertura de uma nova sala de creche, que esperamos venha ser realidade, o mais breve possível.

NSB:  Por falar em crianças, estão em obras as escolas do concelho? O que nos pode adiantar?

VG:Aproxima-se o período de interregno letivo, momento oportuno para avançarmos com as duas intervenções nas Escolas de 1.º ciclo n.º 1 e n.º 2 de São Brás de Alportel, que já havíamos referido noutras ocasiões. Tratam-se de trabalhos de melhoria de eficiência energética, que incluem a remoção das coberturas de fibrocimento, num investimento global que ascende aos 150.000 euros.
Neste período procederemos também à substituição de pavimentos dos parques infantis destas duas escolas, num investimento de cerca de 21.000 euros fundamental para a segurança das nossas crianças.
Aproveito a oportunidade para agradecer a compreensão e colaboração de todos no decurso destes trabalhos e para desejar a todas as crianças e jovens umas excelentes férias.