Discurso Direto | setembro 2019

PUBLICADO EM:13 de setembro

Notícias São Braz: Estamos a iniciar um novo ano letivo. Estavam a decorrer obras nalgumas escolas, Já está tudo preparado para abrir portas?

Antes de mais, deixe-me dizer-lhe que estamos a ter um início de ano letivo positivamente exigente! O crescimento no número de crianças que estamos a sentir no concelho, o que é sempre um facto muito positivo, deu-nos o desafio de ampliar o número de salas de 1.º ciclo e de pré-escolar neste novo ano letivo. A Escola EB1 JI terá mais uma sala de 1.º ciclo e a nova sala de pré-escolar funcionará na Escola EB1 n.º 2, onde realizámos obras de adaptação e de criação de um parque infantil adaptado a esta idade.

Esta situação será provisória pois estamos já a desenvolver um projeto de ampliação do edifício do Jardim de Infância “Joaninhas” para criar 2 novas salas, refeitório e espaço polivalente, para todo o Centro Escolar.

No período de férias, e como habitualmente é nosso objetivo, procedemos a um conjunto de intervenções no Parque Escolar, entre os quais renovação de parques infantis, arranjos nos espaços exteriores, substituição de estores e persianas, entre outros trabalhos de manutenção de espaços e equipamentos.

E de acordo com o que já tínhamos falado em meses anteriores, avançámos com a concretização de obras de melhoria da eficiência energética nas escolas. A obra da Escola EB1 n.º1 já se encontra concluída. Neste âmbito, e entre outras melhorias, foram retiradas as coberturas de fibrocimento e instalados painéis fotovoltaicos que permitem gerar a energia necessária ao funcionamento de aparelhos de ar condicionado que foram instalados na escola. Deveria também estar concluída a obra da Escola EB 1 n.º 2, mas dado que a empresa adjudicatária, depois de um longo atraso no arranque da obra acabou por abdicar da sua execução, a favor de outra empresa, entendemos não estarem reunidas as garantias de concretizar a obra a tempo do início do ano letivo, pelo que optámos por adiar o seu arranque para a pausa letiva do Verão de 2020.

O início de um novo letivo passa também por um vasto trabalho de preparação de todas as condições necessárias a um ensino de qualidade. A colocação de mais funcionários nas escolas, o estabelecimento de protocolos para assegurar atividades complementares, como a música, e os serviços de apoio à família; bem como a aquisição de uma nova viatura para transporte escolar e o início do procedimento ara a compra de um novo autocarro são exemplos disso, num trabalho realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas.

O início de um novo ano letivo é também sinónimo, desde os últimos anos, da entrega dos Vales educação, a todos os alunos do 1.º até ao 9.º ano, uma medida de apoio às famílias que ajuda também o comércio local.

Notícias São Braz: Falávamos no mês passado da obra da Av. Da Liberdade, há novidades?

A obra de requalificação da Av. Da Liberdade, 3.ª fase do projeto mais alargado que se iniciou com a requalificação do Largo de São Sebastião, deverá arrancar nas próximas semanas. Neste momento, decorrem apenas os últimos procedimentos do Concurso, findo os quais poderá avançar mais esta intervenção da maior relevância na estratégia de renovação urbana que está em curso na Vila.

Deixe-me recordar que este projeto é mais um investimento do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, no seio do qual também está para breve a obra de reabilitação da Retrosaria Tradicional “4 Olhos”.

Notícias São Braz: Em volta do Jardim Carrera Viegas, que obra está a ser feita?

Estão em curso trabalhos de drenagem e reparação dos passeios em torno do Jardim Carrera Viegas, com elevação de passadeiras e alargamento da rede de passeios acessíveis. Esta intervenção integra o Plano de Segurança Rodoviária e por isso inclui também o reforço de sinalização vertical nos pontos definidos como críticos relativamente à sinistralidade rodoviária. Estamos a intervir na Rua Padre Sena Neto e na Rua João de Deus. A intervenção na Rua Carrera Viegas será efetuada em 2020 com um projeto de requalificação global.

Por falar em Passadeiras, estamos também neste momento, e como sempre acontece no final do Verão, antes das primeiras chuvas, a realizar o trabalho de lavagem de passadeiras e a executar a empreitada de pintura de passadeiras. Estes trabalhos ocorrem sempre em setembro quando o piso começa a ficar molhado e escorregadio pelos óleos que se acumulam durante o Verão e porque o reinício do ano letivo exige-nos um cuidado redobrado pela segurança das nossas crianças.

Notícias São Braz: Muitos leitores têm referido as dificuldades crescentes em encontrar casas de habitação. A Câmara Municipal tem algum medida neste sentido?

A habitação é um direito primordial! E a escassa oferta de habitação é atualmente uma grande dificuldade na região e no país. São Brás não é exceção, sobretudo pela atratividade do concelho para fixação de população.

Neste âmbito, foram recentemente lançadas novas políticas de habitação a nível nacional, às quais pretendemos aceder, através da elaboração de uma Estratégia Local de Habitação que estamos a elaborar. E na Câmara Municipal, há muito que estamos atento a esta situação e empenhados na procura de respostas. Com este propósito, por exemplo, foi estabelecida uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia, que disponibiliza casas ao município, cabendo-nos o apoio na realização de obras. O Programa Mão Amiga, que permite melhorar as condições de habitação das famílias mais vulneráveis, é outra frente deste trabalho.

E neste momento, estamos a preparar duas novas medidas: o lançamento de um Programa de Apoio ao Arrendamento e de um Programa de Apoio à Habitação Jovem, com atribuição de fogos do município que permitirão aos jovens aceder à sua 1.ª habitação e constituir família com qualidade de vida.