
Notícias São Brás: Já estamos em fevereiro, perguntamos se tem novidades em relação a obras ou projetos que prevê executar este ano?
Vítor Guerreiro: Este é um ano muito desafiante, como sabemos estamos a viver um período de guerra e pós pandemia com uma enorme inflação e ainda com escassez de muitos materiais e ao mesmo tempo com a urgência de rentabilizar as oportunidades do Plano de Recuperação e Resiliência. Toda esta situação dificulta a execução de todas as obras e projetos. São muitas as situações em que os concursos são lançados e ficam desertos, o que se traduz num grande atraso na execução das obras.
Apesar de todas as dificuldades, e focando-nos nas oportunidades, na Câmara Municipal estamos a tentar avançar com a execução de um largo conjunto de projetos, na procura de programas de financiamento que nos permitam tornar realidade os investimentos que o nosso concelho merece.
Dar continuidade ao nosso grande projeto de desenvolvimento e qualidade de vida é o que nos move.
Tenho novidades! A 1.ª fase da grande obra de requalificação do centro urbano de que falávamos no mês passado, tão importante para a qualidade de vida e dinâmica da economia local, já está adjudicada a uma empresa da região, pelo valor de 496.000 euros acrescidos de IVA e deverá ter início logo após a Páscoa, procurando minorar ao máximo os constrangimentos para a população residente e para todos os estabelecimentos de comércio. Esta primeira fase desenvolve-se nas ruas em redor do mercado e vai trazer mais segurança, mais ordenamento, vai dotar todas estas ruas de acessibilidades para todos com melhores espaços verdes e sobretudo com a renovação das redes de água o que é essencial para a eficiência hídrica.
Também já avançou outra obra que tem um grande significado: a construção do Monumento aos Combatentes, que está a nascer, a sul do novo Terminal Rodoviário, na nova Rua das Comunidades. Uma obra, construída com materiais da região, para honrar a memória de todos estes heróis que a Guerra marcou para sempre! Esperemos que no próximo mês de junho possamos ter obra concluída. Está em curso a a construção do Campo Municipal de Basquetebol, no Parque de Desporto e Lazer, junto ao Skate Parque e também a obra de renovação das redes de água de Vilarinhos. Para breve arrancará também a grande intervenção de manutenção do Campo de Futebol, com substituição de relvado, num grande investimento.
Estamos a desenvolver um conjunto de projetos, nomeadamente ao nível da saúde: para a melhoria do Centro de Saúde e da sua ampliação com uma nova Unidade, pois a saúde é o nosso bem maior; também na área da educação, pois queremos preparar-nos para ar resposta ao aumento de população escolar que estamos a registar e também ao nível de novas fases do Plano de Alargamento do Saneamento. Numa parceria com a Santa Casa está também a ser elaborado o projeto de criação de u Campus Social com um conjunto de equipamentos primordiais, nomeadamente uma Unidade de Cuidados na Comunidade, um centro de atividades e pessoas com deficiência e ainda um lar para estas pessoas, numa 2.ª fase do projeto.
Tenho também uma boa novidade: finalmente conseguimos adquirir todas as parcelas do espaço da antiga Fábrica dos Louros, na entrada sul da vila e vamos avançar com a elaboração deste projeto que dá continuidade a estratégia de modernização e dinâmica económica, com mais estacionamento e acessibilidade para todos.
Ao nível dos espaços do município também continuamos a renovar para criar novas valências e respostas à população: para breve estaremos a abrir um novo Ninho de Empreendedorismo no Parque da Vila, no espaço que já acolheu o apoio ao antigo Terminal Rodoviário; no Centro de Artes e Ofícios, será criado um novo projeto de memória da antiga Escola Velha e ainda no Centro Histórico nascerá o primeiro Ninho de Associações, para rentabilizar os espaços e recursos.
A par de todos os projetos municipais, continuamos firmes na luta pela execução dos investimentos do Estado, nomeadamente a tão urgente reabilitação da EN2 com acesso à Via do Infante.
NSB: E para a Habitação? Como estão os investimentos?
VG: A habitação é a prioridade n.º 1 neste momento, com uma enorme necessidade de ampliar respostas para as famílias. Estamos a avançar com a nossa Estratégia Local de Habitação, a adquirir casas para reabilitar; desenvolver projetos para a construção de novas casas, realizar vistorias para melhoramentos em todo o parque habitacional. Esta estratégia prevê o maior investimento de sempre nesta área. Todos estes processos são naturalmente morosos mas estamos fortemente empenhados em alcançar estes objetivos.
NSB: Há pouco falava de um espaço para associações. Há novidades ao nível do apoio às associações?
VG: A dinâmica associativa continua a merecer-nos o máximo empenho. Apesar das exigências cada vez maiores ao nível da gestão dos recursos da autarquia, na Câmara Municipal esforçamo-nos empenhadamente para prestar todo o apoio possível às nossas associações, conscientes do seu contributo determinante para a dinâmica cultural, desportiva e social da nossa comunidade. O apoio anual ao associativismo ultrapassa mais de meio milhão de euros, e falando apenas ao nível do apoio financeiro direto para as associações, aos quais se soma todo um conjunto de apoios ao nível da logística, através de recursos humanos, recursos energéticos, recursos hídricos, transportes e materiais, para tornar possível a realização das suas atividades, de que depende a dinâmica, qualidade de vida e muito da atratividade do território.
Na verdade, este valor duplica sempre em prol do crescimento do concelho e de modo a fomentar o associativismo e a dinâmica da nossa população jovem e sénior, o que é fundamental! Estamos conscientes que num período pós pandemia a cultura e o desporto são essenciais para o bem-estar mental, físico e produtivo de todos os são-brasenses e reconhecimento o meritório trabalho da nossa rede de associações, parceiros primordiais da ação do Município e da Freguesia.