
Notícias São Brás: Que balanço faz da Festa de Aleluia deste ano?
Vítor Guerreiro: O melhor balanço possível. É muto bom ver a nossa terra tão viva e tão unida em torno das suas tradições, num excelente convívio entre gerações. E é com orgulho que vemos que São Brás de Alportel é cada vez mais também uma referência no turismo religioso e cultural com mais um recorde de visitantes. Aproveito a oportunidade para, em nome da câmara municipal, agradecer a todas as entidades que são parcerias do município nesta organização: Associação Cultural, Paróquia, Agrupamento de Escuteiros, Freguesia, todas as associações e grupos que se juntam, empresas que patrocinam e toda a comunidade! Muito obrigado.
NSB: Já nos pode adiantar algo para a Feira da Serra?
VG: Já estamos a preparar com muito empenho a edição de 2023 da nossa Feira da Serra. A vice-Presidente Marlene Guerreiro coordena novamente à Comissão Organizadora que já está no terreno, a implementar novas dinâmicas para que este evento continue a atrair participantes e visitantes e a ser um motor da nossa economia local. Este ano, a amêndoa, um dos mais representativos recursos endógenos da nossa região, será novamente o tema inspirador, para valorizar produtos e produtores.
A Feira da Serra tem uma enorme importância na dinâmica da nossa economia local e por isso estamos a apostar num programa de animação com grande potencial de atratividade. Já podemos também divulgar aqueles que são os cabeças de cartaz do palco principal. Teremos a honra de receber os míticos Resistência, de voltar a receber os conceituados João Pedro Pais e José Cid e de acolher uma das grandes revelações da música portuguesa: Bárbara Tinoco. Teremos também no Palco Principal e com muita honra talentos são-brasenses, entre os quais o grupo “Arte Musa” que é uma verdadeira revelação no panorama musical.
NSB: E no que se refere a obras? Qua o ponto de situação?
VG: Na continuidade do que falávamos no mês passado, estamos a trabalhar em diversas frentes, num período determinante de planeamento e execução de projetos para lançamento de obra.
A Estratégia Local de Habitação está a mobilizar todos os nossos recursos pois é absolutamente prioritário ampliar a resposta de habitação. Estamos a adquirir casas para reabilitar e já temos 4 adquiridas e em simultâneo estamos a preparar todos os procedimentos para a elaboração dos projetos para avançar com a construção de novos fogos de habitação. Esta é uma missão exigente, lutamos contra toda uma série de dificuldades, nomeadamente a falta de disponibilidade de empresas e a grande inflação dos materiais, mas estamos certos que dentro de algum tempo poderemos ajudar mais famílias a viver com dignidade.
Estamos a preparar um projeto da maior importância para a criação de uma Unidade de Saúde Familiar, que virá complementar o trabalho do Centro de Saúde com um espaço para médicos de família e profissionais de saúde que possibilitará que todos os são-brasenses tenham médico de família e assistência de qualidade, Estamos a falar de um investimento aproximado estimado de 2 milhões de euros, que nascerá a sul do novo Terminal Rodoviário.
Neste momento também decorre a bom ritmo a obra de construção do Monumento aos Combatentes, nesta mesma zona.
Estamos também a preparar um conjunto de projetos na área da edução, nomeadamente a ampliação da Escola Poeta Bernardo de Passos e a ampliação do Jardim de Infância Joaninhas, para que possamos preparar o futuro e dar reposta ao crescimento demográfico que temos vindo a sentir, com mais salas de aula e espaços para um ensino de excelência como defendemos para as nossas crianças.
A grande obra de reabilitação do centro urbano deverá arrancar dentro de um mês. Esta primeira fase, orçada em meio milhão de euros, incide na zona envolvente ao Mercado e trará mais segurança rodoviária, melhor ordenamento, mais espaços verdes e acessibilidade para todos, contribuindo grandemente para a modernização e atratividade desta zona comercial por excelência. Estamos já a preparar o lançamento do concurso para adjudicação da 2.ª fase que incidirá nas ruas a sul, concluindo assim a reabilitação do centro urbano da vila.
O abastecimento de água é fundamental na qualidade de vida e por isso estamos já a executar a Ampliação da elevatória do Corotelo, um investimento de cerca de 20.000€ que garantirá o fornecimento de água à população de Cerro Botelho e Funchais, mesmo nos períodos de maior consumo. Prevemos que a sua conclusão aconteça no mês de junho!
Na frente prioritária da prevenção de incêndios, temos já em fase de adjudicação a empreitada de limpeza de bermas nos sítios do concelho e na zona serrana, para execução nos meses de maio e junho, num valor de investimento de cerca de 100.000€. Ao mesmo tempo estamos a a avançar com todos os trabalhos de limpeza de bermas e faixas de proteção às habitações, por administração direta dos serviços operacionais e das equipas de sapadores municipais e ainda dos sapadores da brigada regional de intervenção e sapadores da associação de produtores florestais da serra do caldeirão! Um trabalho de equipa que somado à vigilância e trabalhos de prevenção e limpeza efetuados pelos proprietários salvaguarda e previne os fogos no nosso território.