
Notícias São Brás: Alguns leitores têm mostrado preocupação e perguntam como devem agora proceder para realizar as queimadas neste tempo mais fresco. Qual a alteração?
Vítor Guerreiro: Muito obrigado por colocar esta questão, que é muito oportuna. Preocupa-nos justamente que a nossa população esteja bem esclarecida destas alterações que precisámos fazer para nos adequar à legislação. Na verdade, já há algum tempo, com a enterrada em vigor da legislação mais recente, e no quadro da prevenção de incêndios, passou a existir uma plataforma informática, a nível nacional, para realização destas comunicações de queimas e queimadas. Preocupados com as dificuldades de alguns munícipes, em São Brás de Alportel, com a colaboração dos nossos Bombeiros Voluntários, a quem muito devemos agradecer, conseguimos durante a primeira fase da existência desta modernização, manter o procedimento mais simples, mediante o contacto direto, por telefone, para o Quartel de Bombeiros e cabendo aos seus operacionais o preenchimento da plataforma.
Neste momento, e decorrido esta primeira fase de adaptação, foi mesmo exigido a todos os concelhos passassem a usar apenas o registo em plataforma. As comunicações de queimas e queimadas têm que ser realizadas obrigatoriamente na plataforma “Queimas e Queimadas” do ICNF, através do seguinte link de acesso: https://fogos.icnf.pt:8443/queimasqueimadas/
O processo é muito simples e cómodo para quem tem acesso à internet e até pode ser realizado através do telemóvel. O pedido pode ser realizado no próprio dia, desejavelmente na véspera em que deseja realizar a queima ou até 5 dias antes.
Acontece que sabemos que muitos são-brasenses não têm acesso ou práticas nestas novas tecnologias, nomeadamente alguns habitantes mais idosos. A pensar nestas pessoas, na nossa Câmara Municipal e uma vez mais com a colaboração dos Bombeiros Voluntários, mantemos a disponibilização de um apoio para este procedimento. Quem não tem possibilidade de preencher o pedido na internet, pode dirigir-se ao Quartel de Bombeiros de São Brás de Alportel, diariamente das 09h00 às 18h00, onde encontrará bombeiros disponíveis para efetuar o registo na plataforma. Agradecemos a colaboração e compreensão de todos e o apoio dos nossos soldados da paz, sempre ao serviço da comunidade
NSB: Como habitualmente, gostaríamos de perguntar-lhe sobre ponto de situação das obras.
VG: Neste momento, estão em curso os trabalhos de mais uma empreitada de pavimentações, num investimento de cerca de 130.000 euros que integra algumas vias rurais e também algumas rotundas da Circular Norte e troços da Rua Colégio de São Brás. Esta obra resulta do constante trabalho de avaliação e planeamento do estado de conservação da Rede viária Municipal, sistematicamente acompanhado pelos serviços que determinam as prioridades de pavimentação e repavimentação, com o objetivo de garantir a qualidade dos pisos e segurança rodoviária.
Decorreram também recentemente trabalhos de reparação de pavimentos da rede viária municipal um pouco por todo o concelho, minimizando eventuais constrangimentos à circulação, numa empreitada adjudicada pelo valor aproximado de 25.000 euros.
A área do desporto tem sido também alvo de grandes investimentos. Já está novamente ao dispor da nossa comunidade, com as melhores condições para a prática desportiva, o Campo Municipal Sintético, após trabalhos de renovação, num investimento de 140.000€. Também muito recentemente foi possível proceder à instalação de cobertura do Campo de Ténis n.º 1 inserido no Complexo Municipal de Ténis e Padel, projeto que surge na continuidade do trabalho desenvolvido em parceria com o Clube de Ténis e Padel, mediante uma candidatura aprovada ao abrigo do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, gerido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Prosseguem a bom ritmo os trabalhos da obra de reabilitação do centro urbano, na sua 1.ª fase, nas ruas em redor do Mercado Municipal, que em breve vai melhorar as condições de segurança rodoviária, acessibilidade e eficiência hídrica nesta zona central. Prosseguem também, tal como temos vindo a informar, os procedimentos para a concretização das obras integradas na Estratégia Local de Habitação, nomeadamente a reabilitação de edifícios que temos vindo a adquirir e a construção de novos fogos. Um enorme esforço que representa o maior investimento de sempre na área da habitação, que resulta de um trabalho de parceria; com os nossos parceiros - Junta de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia, liderado pelo município, sob coordenação da colega Vice-Presidente Marlene Guerreiro, sendo esta área que se assume prioritária a envolver os diversos setores da Camara Municipal.