
Notícias São Brás: Estamos a começar um ano no meio de uma crise. Que mensagem pode deixar aos leitores?
Vítor Guerreiro: É verdade. Estamos a iniciar um novo ano num contexto de grande incerteza, com uma Guerra na Europa que não dá sinais de tréguas, com uma crise energética que já se alargou aos setores básicos da vida, trazendo grandes preocupações. A mensagem que gostaria de deixar é de solidariedade, para com todo aqueles que estão a viver com mais dificuldades e de confiança. Na Câmara Municipal estamos muito atentos à evolução da realidade e das necessidades da nossa população. Temos neste momento em curso concursos para os Programas de Apoio ao Arrendamento e estamos a preparar um novo pacote medidas excecionais para ajudar as famílias, dirigidas sobretudo àquelas que não beneficiam de quaisquer apoios e lutam diariamente para enfrentar as dificuldades com muito trabalho e esforço. Neste ano temos por prioridade a execução da Estratégia Local de Habitação para criar mais fogos de habitação e defender mais valências na área da saúde.
NSB: No mês passado falou-nos de um conjunto de obras. Em início de um novo ano, tem novidades?
VG: Entramos no novo ano com grandes desafios e muitos projetos em concretização.
A grande obra de requalificação do centro urbano está quase a avançar na sua 1.ª fase. O Concurso público está já em fase final de adjudicação, pelo valor de 496.000,00€ e prevemos que os trabalhos se iniciam após o Carnaval, no final de fevereiro. A primeira fase vai incidir na parte na Rua Boaventura Passos e restantes artérias em torno do Mercado, seguindo depois na segunda fase para a rua António Rosa Brito, a sul. Trata-se de uma obra da maior importância para a mobilidade, acessibilidade e segurança, para melhorar ordenar o trânsito, para modernizar o espaço público e incrementar a dinâmica económica local.
Muito brevemente avançará a construção do Monumento de Tributo aos Combatentes, na Rua das Comunidades, a sul do novo Terminal Rodoviário. Uma obra para honrar a memória de todos combateram pela nossa Pátria e prestar a justa homenagem a quantos perderam a vida no campo de batalha. Este projeto da autoria da Arquiteta Marta Santos, da Unidade de Urbanismo da Câmara Municipal será concretizado com materiais da região, num tributo à nossa identidade e conta com o apoio da Liga dos Combatentes.
Já iniciámos os trabalhos de construção do Campo Municipal de Basquetebol, no Parque de Desporto e Lazer, junto ao Skate Parque e aos Campos de Petanca. Em breve teremos mais um equipamento desportivo que resulta de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo, apresentada por um jovem, o que nos deixa muito satisfeitos por perceber que a nossa comunidade é cada vez mais participativa.
Continuam em curso os trabalhos de manutenção no Centro de Artes e Ofícios, antigo Palácio Episcopal para melhorar as condições das valências deste espaço que este ano receberá mais novo projeto muito interessante para valorizar a memória da nossa comunidade.
Na loja que serviu de apoio ao antigo Terminal Rodoviário, no Parque da Vila, estamos a adaptar o espaço pata abrir em breve o Ninho de Empreendedorismo da Vila, mais um espaço da rede de Incubação de empresas e empreendedorismo que já acolhe cerca de uma dezena de empreendedores.
NSB: Ao nível do desporto, há mais algum investimento previsto par 2023?
VG: 2023 será um ano muito importante para o desporto no nosso concelho,
Na continuidade dos recentes investimentos, na construção do novo campo sintético Afre Lourenço, inaugurado no passado dia 10 de junho e na criação de balneários e instalações sanitárias no campo municipal sintético, para 2023 temos previstos em orçamento avultados investimentos, desde logo a colocação de um novo relvado sintético neste campo, na ordem das centenas de milhares de euros. Temos também em curso um conjunto de trabalhos nas Piscinas Cobertas que visam melhorar as condições para os utentes e também melhorar a eficiência hídrica.
Até ao final do primeiro trimestre deverá estar concluída a construção do Campo de Basquetebol Municipal e está também prevista a cobertura de um campo de Ténis no complexo de Ténis e Padel e a aquisição de terreno para a sua extensão, dando continuidade ao desenvolvimento do Parque de Desporto e Lazer. Estamos a falar de 3 investimentos no âmbito desportivo que representam cerca de 300.000€ de investimento por parte do município
NSB: Falávamos também dos investimentos na poupança de água. Qual o ponto de situação das obras?
VG: A obra de que falávamos no mês passado, nomeadamente os trabalhos da 2.ª fase de renovação da rede de abastecimento de água de Vilarinhos decorrem a bom ritmo e prevemos que estejam concluídas até ao final de fevereiro, uma intervenção muito importante na nossa estratégia de poupança de água.
Nesta estratégia, estamos a preparar mais um conjunto de ações: será para breve colocado a concurso a obra de execução de novo depósito na estação elevatória do Corotelo para fazer face à falta de pressão durante o período de verão e está em curso a execução do projeto que interligará o novo sistema de aproveitamento das águas de “Back Wash”, processo que decorre do funcionamento das Piscinas Cobertas e o Jardim Carrera Viegas, permitindo assim ampliar o sistema de rega de espaços verdes assente na poupança de agua.