
Notícias São Brás: Teve uma recente alteração na sua equipa. De executivo. Como comenta?
Vítor Guerreiro: Estas alterações fazem parte do quotidiano das instituições. O nosso colega e amigo Acácio Martins retomou a sua atividade profissional, enquanto engenheiro civil no mundo empresarial, onde sempre trabalhou. Naturalmente, temos pena de que não lhe seja possível continuar a trabalhar connosco no dia a dia, mas tratando-se de um projeto familiar, só poderíamos apoiar a sua difícil decisão e desejar-lhe muito sucesso na sua carreira. sabendo de toda a sua dedicação e empenho neste grande projeto autárquico, em que continuaremos a contar com o seu apoio, como elemento desta grande equipa “Seguimos Juntos”.
Com esta alteração, tivemos no entanto a oportunidade de voltar a contar com o nosso amigo David Gonçalves, um experiente autarca que retoma a sua missão e a quem agradeço por todo o empenho e dedicação.
NSB: Com a subida das temperaturas, eleva-se o risco de incêndio. A Câmara está a tomar medidas?
VG: A prevenção dos incêndios e defesa da floresta é uma prioridade contínua da Câmara Municipal. Para fazer face a esta ameaça, procuramos dar tudo por tudo. E é justamente o que está a acontecer neste momento, Em resposta a um desafio lançado pelo Comando Regional da Proteção Civil, pela necessidade de encontrar uma alternativa aos heliportos de Cachopo e Loulé que não estavam em condições de operar, estamos a desenvolver todos os esforços, para num tempo absolutamente recorde ter um Centro de meios Aéreos a funcionar em São Brás de Alportel, com o empenho de muitas equipas e mais de 20 elementos técnicos e operacionais do município, que têm sido incansáveis, para adaptar o espaço do parque de Manobras para acolher este centro da maior importância para a segurança de todos nós.
Neste momento o espaço já está preparado para uma aeronave e no dia 1 de junho contamos poder ter já a capacidade para ter 3 meios aéreos! Está foi uma parceria regional que envolve a Autoridade nacional de proteção Civil, o Instituto de Mobilidade de Transportes, os Municípios de São Brás e de Loulé e conta ainda com o apoio e colaboração de outras entidades assim como com o clube de caça “os vizinhos dos Machados” onde a sede se encontra localizada no espaço.
Neste momento e quando se aproxima mais um período crítico, avançamos com um plano de prevenção que não após ano tentamos robustecer, fazendo uso de todas as parcerias e recursos que possam estar ao nosso alcance. Este ano assim será com uma forte aposta nas intervenções de prevenção e na vigilância com trodos os meios que estejam ao nosso alcance. Neste âmbito, já iniciámos mais uma empreitada de limpeza de bermas, numa extensão de mais de 100km que percorre toda a rede viária municipal, um investimento de cerca de 30.000€ e que decorrerá nos meses de maio e junho. Encontram-se em fase de conclusão os trabalhos de concretização das faixas de proteção, realizadas na zona de Cova da Muda, pela Brigada de sapadores da região, contornando toda a rede viária e habitações da povoação. Encontra-se também em fase de adjudicação a regularização de caminhos da serra, uma empreitada numa extensão superior a 50km, sendo que os trabalhos iniciam em maio e decorrem durante o mês de junho, ficando em primeiro lugar os caminhos principais como a ligação ao posto de vigia da menta, ligação à EN2, caminhos que interligam com concelhos vizinhos de Loulé e Tavira e ainda salvaguardando os acessos aos caminhos rurais essenciais para acesso pelos proprietários e caçadores.
A informação e sensibilização é fundamental e por isso realizámos no início do mês um conjunto de sessões nas comunidades serranas, no âmbito do programa “Aldeia Segura”. Em cada aldeia temos 2 oficiais de segurança na comunidade e um circuito de informação para que possamos estar mais preparados para agir numa situação que incêndio. Pretendemos também dotar estas comunidades de meios para que possam colaborar mais ativamente nesta missão.
Estas altas temperaturas também vêm agravar a situação de seca. Permita-me dar-lhe conta de alguns trabalhos que estamos a realizar ao nível da eficiência hídrica. Já se encontra em execução a obra de renovação dos depósitos da Arroteia, São Romão e Castanhas, no valor de cerca de 160.000€. Continua em execução o depósito da elevatória do Corotelo que se aguarda a sua conclusão durante o mês de maio. Trabalhos fundamentais para assegurar o abastecimento de água às populações, vital para o seu bem-estar.
Recentemente, conseguimos executar uma obra muito importante a este nível com a abertura de um novo furo no sítio da Cova da Muda, o qual já se encontra ativo, um reforço importante para esta povoação da zona serrana. Na continuidade destes trabalhos, e ainda no decorrer dos Meses quentes prevemos a execução de mais um furo em Parises, para assegurar também o abastecimento de água a esta população.
NSB: Por falar em obras, já há novidades dos trabalhos em redor do mercado?
VG: As obras têm início a 15 de maio, nesta que é uma obra da maior importância, na estratégia de renovação urbana que tem vindo a modernizar a nossa vila, com mais segurança rodoviária, mais espaços verdes, melhor eficiência hídrica e acessibilidades para todos, independentemente das suas condições e limitações.
A primeira fase deste grande projeto de reabilitação do centro urbano incide nas artérias envolventes ao Mercado Municipal, num investimento que ronda o meio milhão de euros. Numa segunda fase o projeto incide nas artérias a sul, nomeadamente Rua António Rosa Brito e adjacentes. Trata-se de uma intervenção da maior importância para o apoio ao comércio local e dinamização da nossa economia.
E ainda por falar em obras, permita-me ainda dar conta que a obra de construção do Monumento aos Combatentes já se encontra em fase de conclusão, estando prevista a sua inauguração para dia 1 de junho, dia em que o nosso município celebrará 109 anos com a merecida homenagem a todos os combatentes e construtores da paz.