
Notícias São Brás: Recebemos recentemente a boa notícia de que em São Brás há médico de família para todas as pessoas. Pode esclarecer-nos?
Vítor Guerreiro: Posso confirmar esta informação com muita satisfação. A garantia de médico de família para todos os são-brasenses é uma conquista da maior importância para a qualidade de vida e para o bem--estar da nossa população e resulta de um enorme esforço, uma longa luta partilhada pela Administração Regional de Saúde e pela Câmara Municipal.
Efetivamente, depois deste longo percurso, terminou o período de recrutamento de médicos de Medicina Geral e Familiar e o nosso Centro de Saúde de São Brás de Alportel, que está integrado no Agrupamento de Centros de Saúde ACES – Central, conseguiu preencher as vagas de médicos de família disponíveis e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade. Naturalmente que são diversos os fatores que se conjugaram para conseguirmos este resultado. Estou certo que foi decisiva a qualidade de vida que o concelho oferece, assim como os investimentos nestas áreas que estão previstos; e todas as posições que temos assumido em conjunto na defesa de uma melhoria significativa da resposta do Serviço Nacional de Saúde às populações.
NSB: A que investimentos se refere?
VG: A saúde é o nosso bem maior e por isso na Câmara Municipal, com a minha equipa e trabalhando em estreita articulação com os serviços de saúde, temos desenvolvido todos os esforços que estão ao nosso alcance para conseguirmos relevante investimentos na área da saúde para o nosso concelho.
O primeiro investimento a que me referia trata-se de uma obra já adjudicada, num valor de 300.000,00 euros, que vai reabilitar o nosso Centro de Saúde, trazendo grandes melhorias, nomeadamente à sua funcionalidade, acessibilidade, eficiência energética, bem como segurança e o conforto de utentes e profissionais, com melhoramentos das infraestruturas, instalação de elevador, entre um conjunto de trabalhos. Este investimento resultou de uma candidatura elaborada e aprovada no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência. A realização de obras em equipamentos públicos traz sempre grandes constrangimentos e por isso, desde já agradeço a melhor compreensão, por todos os incómodos.
Referia-me também a um grande investimento que pretendemos executar: a construção de um novo equipamento de saúde para a nossa população, uma Unidade de Saúde Familiar, que deverá nascer na zona norte da vila, na Rua das Comunidades Portuguesas, a norte do Monumento aos Combatentes. Neste momento, o projeto encontra-se escutado, com capacidade prevista para 11400 utentes, numa área de 750m. Trata-se de uma obra que orçará em 1 milhão e 750.000 euros. Um projeto que resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Administração Regional de Saúde do Algarve, IP (ARS) e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Neste momento aguardamos os processos que têm que ver com as candidaturas aos programas de financiamento e prevemos início da sua concretização em 2024.
Referia-me ainda a outros investimentos no Centro de Medicina Física e Reabilitação, no âmbito do trabalho em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, que já estão em marcha, nomeadamente para reabilitar um espaço onde será implementado um Laboratório Clínico com simulador de veículos para renovação de cartas de condução e para veículos adaptados para deficientes motores, algo da maior importância que a região do algarve e sul do país carecem para que as pessoas com limitações motoras, em processo de reabilitação e outras situações podem realizar as necessárias avaliações para obtenção das devidas licenças de condução, fundamentais para a sua autonomia, auto estima e qualidade de vida. A ampliação do Centro de Medicina com uma nova ala é outro dos investimentos que procuramos no seio desta parceria com o Centro Hospitalar.
NSB: E por falar em obras, qual o ponto de situação de outros trabalhos em curso?
VG: Mantemos em curso, a grande obra de reabilitação do centro urbano, na sua 1.ª fase, nas ruas em redor do Mercado Municipal.
Mantem-se também em curso uma empreitada de pavimentações em diversos locais do concelho.
Encontra-se concluída a obra de renovação do Campo Municipal Sintético, num investimento na ordem dos 140.000€ que nos permite assegurar excelentes condições para a prática do desporto dos nossos jovens.
Em simultâneo, decorrem procedimentos para o avanço das obras da Estratégia Local de Habitação, nas suas diversas frentes: já estão adquiridos diversos edifícios para reabilitação de criação de novos fogos, preparam-se procedimentos para projetos; e decorrem trabalhos para elaboração de projetos de construção de novos edifícios habitacionais. Este plano de investimento é o mais ambicioso de sempre no concelho, ascende a um valor global de 11 milhões de euros, num trabalho de parceria liderado pelo município, sob coordenação da colega Vice-Presidente Marlene Guerreiro; com os nossos parceiros - Junta de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia, numa soma de esforço e dedicação à prioridade de ação neste momento.